sexta-feira, 3 de junho de 2011

Luna Lovegood Scamander



Luna Lovegood Scamander, ou Di-lua, nasceu em 1981 e ingressou em Hogwarts em 1992, uma classe mais nova do que Harry Potter. Seu pai, Xenofílio Lovegood, é o editor d'O Pasquim e, assim como ele, Luna é bastante crédula e tem por vezes opiniões bastante estranhas, porém não sabemos até que ponto é birutice, pois Luna pertence à Corvinal , tida como a casa dos inteligentes. Luna entrou para a Armada de Dumbledore em seu quarto ano escolar , foi locutora de Quadribol em seu quinto ano escolar , foi acompanhante de Harry Potter na Festa de Slughorn , foi sequestrada pelos Comensais da Morte durante seu sexto ano escolar e foi combatente da Batalha de Hogwarts em 1998 .

Físicas

"A garota ao lado da janela ergueu os olhos. Tinha cabelos louros, sujos e mal cortados, até a cintura, sobrancelhas muito claras e olhos saltados, que lhe davam um ar de permanente surpresa. [...] A garota emanava uma aura de nítida birutice. Talvez fosse porque guardava a varinha atrás da orelha esquerda, por medida de segurança, ou porque tivesse decidido usar um colar de rolhas de cerveja amanteigada, ou ainda porque estivesse lendo a revista de cabeça para baixo."
"Aparentemente, ela não piscava com tanta freqüência quanto às pessoas normais".
"[...] uma garota de cabelos longos e olhares sonhadores [...]"

Psicológicas

"— Ela é durona, a Luna, muito mais do que se imaginaria. Provavelmente está ensinando aos companheiros de prisão tudo a respeito de zonzóbulos e narguilés." — Harry Potter 

Luna é por vezes tachada de louca, avoada ou excêntrica pelas diversas coisas que diz ou até mesmo pela aparência , porém pertence a Corvinal , considerada a casa dos inteligentes, portanto não sabemos até que ponto suas opiniões seriam maluquices. De acordo com Hermione, não é de se esperar menos devido a influência de seu pai e Harry a acha instável). Devido ao seu caráter, recebeu o apelido Di-lua, ou seja, que "vive no mundo da lua" . Por toda essa fama de excêntrica e amalucada, Luna não tinha amigos, muito pelo contrário: os estudantes se divertiam fazendo-a alvo de brincadeiras maldosas, como esconder seus objetos pessoais .

Ao se tornar amiga de Harry Potter, Rony, Hermione, Neville e Gina, que não ligaram para suas excentricidades e se afeiçoaram a ela, Luna se sentiu mais acolhida na escola, e por isto dá um grande valor àquelas amizades. De fato, ela tem grande afeição por seus amigos e preza pelas coisas que a mantém em constante contato com os mesmos, como a Armada de Dumbledore. Luna demonstra que pequenas coisas a deixam feliz , costuma levar as coisas que normalmente a deixariam chateada na brincadeira  e parece não ser apegada a beleza exterior.

Luna também não parece ligar muito para a opinião dos outros, o que faz com que seja autêntica, espontânea e original; Isso se deve a . fato de muitas vezes Luna ser franca, por exemplo, ao dizer para Harry Potter que na Armada "era como se ela tivesse amigos" . Além disso, Luna acredita em diversas coisas mesmo sem provas de que as mesmas existem , tal como o retorno de Lord Voldemort. É bastante ascética, o que a faz ouvir as vozes atrás do véu no Departamento de Mistérios, além do qual ela acredita estarem os mortos .

Infância

Luna morava com seus pais em uma região próxima a Ottery St. Catchpole . Em 1990, quando Luna tinha nove anos, sua mãe morreu. De acordo com Luna, sua mãe era uma bruxa extraordinária que fazia experimentos e um deles deu errado.

Hogwarts


Primeiro Ano

Em 1992, Luna ingressa em Hogwarts e é selecionada para a Corvinal. Desde seu primeiro dia na escola, ela vê os testrálios que puxam as carruagens .

Segundo e Terceiro Ano

Em suas férias anteriores ao terceiro ano, ela e seu pai vão para a Copa Mundial de Quadribol de 1994 . Também escolhe adivinhação. Não há aparições de Luna em seu segundo e terceiro ano escolar.

Quarto Ano

Harry, Neville e Gina viajam no Expresso de Hogwarts na mesma cabine em que Luna se encontrava. Ela diz que suas férias foram boas e divertidas e não consegue tirar os olhos de Harry Potter. Luna espia por cima de sua revista interessada na Mimbulus mimbletonia que Neville estava mostrando aos amigos. A planta espirra líquido de suas pústulas e atinge a revista que a garota estava lendo. Luna comenta que Rony foi ao Baile de Inverno com Padma Patil deixando todos surpresos por ela saber daquela informação. Luna ri tanto da piadinha que Rony faz sobre Gregório Goyle ter cara de bunda de macaco, que ficou sem fôlego e seus olhos ficaram marejados. Luna diz a Hermione que seu pai é o editor da revista O Pasquim e deixa Hermione sem graça, pois havia acabado de falar mal da revista. Luna se oferece para carregar Píchi, já que Rony estava cumprindo seus deveres de monitor. Luna achou a corujinha muito simpática. Luna diz a Harry que ele não está maluco e que desde seu primeiro ano escolar vê os testrálios que puxam as carruagens escolares também. Luna disse que ficaria satisfeita se Hagrid tivesse abandonado o cargo de professor de Trato das Criaturas Mágicas, pois ela não o acha muito bom. De acordo com Luna , Hagrid é motivo de piada na Corvinal .
Luna  estava sentada na mesa da Corvinal a alguns lugares adiante de Cho Chang, lendo o Pasquim . Luna diz a Harry que acredita que Lord Voldemort retornou, que acredita que Harry lutou com ele e que conseguiu fugir. Luna ergue a voz para Parvati e Lilá, pensando que as duas estavam rindo porque ela acreditava em Harry, mas na verdade, as duas estavam rindo dos brincos de rabanete cor de laranja que ela estava usando. Como argumento por acreditar em Harry, Luna diz que "as pessoas achavam que Bliberente e Bufador de Chifre Enrugado também não existiam". Hermione diz que as pessoas tinham razão porque nada do que ela disse existe, e Luna lança um olhar de secar planta a garota e vai embora. Hermione acha que Luna só acredita em coisas que não existem, e que não esperaria outra coisa de alguém cujo pai edita O Pasquim. Rony afirma que Dumbledore formar seu exército é a coisa mais idiota que ele já ouviu, até mais idiota do que todas as coisas que Luna inventa .
Luna  comparece a reunião no Cabeça de Javali e entra para a Armada de Dumbledore. Luna discute com Hermione a respeito da veracidade de Cornélio Fudge ter ou não seu próprio exército de heliopatas. Luna diz a Hermione que ela tem uma mentalidade tão tacanha que é preciso enfiar coisas embaixo de seu nariz . Luna comparece a primeira reunião da Armada de Dumbledore. De acordo com Harry, Luna era instável. Por vezes fazia a varinha de Justino Finch-Fletchley sair rodopiando de sua mão, mas, em outras, fazia apenas os cabelos dele ficarem em pé. Luna diz orgulhosa que seu pai dá muito apoio a qualquer ação antiministério, e que está sempre dizendo que acredita em qualquer coisa sobre Fudge depois dele ter mandado assassinar inúmeros duendes, desenvolver venenos terríveis no Departamento de Mistérios (que de acordo com ela, Fudge dá secretamente o veneno a qualquer um que discorde dele), além do Umgubular Slashkilter . Luna vai até a mesa da Grifinória cumprimentar Harry e dizer que estava torcendo pela Grifinória no jogo de quadribol contra a Sonserina, o que era extremamente desnecessário, já que estava usando um chapéu em forma de cabeça de leão em tamanho natural, que ao toque da varinha, soltava um rugido extremamente real. Muitos estudantes estavam a seguindo com os olhos e dando risadinhas do chapéu. De acordo com Luna , ela queria que o Leão estivesse mastigando uma cobra, mas o tempo foi pouco .
Luna  comparece a última reunião da Armada de Dumbledore antes das férias de Natal e acha bonitas as bolas douradas que Dobby havia pendurado enfeitando a Sala Precisa. Havia visgos na sala, e Luna diz muito séria que Harry realmente deveria se afastar deles porque os visgos quase sempre estão infestados de narguilés . Harry vai se encontrar com Hermione no Três Vassouras e Luna , além de Rita Skeeter, estavam com ela. Luna estava tomando uma água de gilly que continha uma cebolinha de coquetel na ponta de um palito . Luna diz que seu pai acha o Profeta Diário um péssimo jornal e só divulga notícias importantes que acha que o público quer ler. Rita solta um bufo tão alto ao saber que o pai de Luna é o editor do Pasquim que as pessoas sentadas próximas à mesa olharam assustadas . Luna diz que não sabe quando a matéria de Harry será publicada na revista de seu pai, pois ele estaria à espera de uma importante matéria sobre as recentes aparições de Bufadores de Chifre Enrugado .
Luna  se senta à mesa da Grifinória para comentar a entrevista de Harry e dizer que pediu uma cópia de cortesia para ele a seu pai. Logo depois, Luna informa a Harry que uma tiragem do Pasquim nunca havia se esgotado tão rápido e que seu pai iria fazer uma segunda tiragem . Luna vai ao jogo de quadribol da Corvinal com uma águia encarrapitada na cabeça .
Luna , acompanhada de Gina, entram na sala de aula de aula em que o trio se encontra. Com o desespero de Harry em ter tido uma visão com seu padrinho, Sirius Black, como refém de Voldemort, as duas garotas oferecem ajuda para descobrir a veracidade da visão (embora pergunte se o Sirius a que ele estava se referindo era Toquinho Boardman) .
Gina e Luna se dirigem para ficar uma em cada ponta do corredor com a desculpa de que alguém soltou Gás Garroteante, assim Harry e Hermione entrariam na sala de Dolores Umbridge usando a capa da invisibilidade para tentar se comunicar com Sirius através da lareira. Todos são pegos pela Brigada Inquisitorial, inclusive Neville, que tentou impedir que os garotos da Sonserina pegassem Gina. Enquanto todos tentavam se livrar dos que estavam os segurando, Luna estava parada e descontraída ao lado do seu captor olhando distraidamente pela janela. Parecia que a cena estava a entediando . Enquanto Harry e Hermione levam Dolores para a Floresta Proibida tentando despistá-la, Gina, Neville, Rony e Luna conseguem escapar da Brigada Inquisitorial e se encontram com Harry e Hermione na Floresta. Luna dá a idéia de irem voando até o Ministério da Magia resgatar Sirius. Como ninguém estava com vassouras, ela diz que poderiam usar os testrálios . Luna ajuda Hermione, Neville, Rony e Gina a montarem nos testrálios (já que os três não enxergavam os bichos) e monta em um dos testrálios sentando-se de lado e ajeitando suas vestes, como se fizesse isso diariamente. De acordo com Harry, Luna estava tratando a busca de Sirius como se fosse uma curiosa excursão .
Luna  fica impressionada com o Ministério da Magia; aparentemente, nunca tinha estado ali anteriormente. Na Sala dos Cérebros, Luna os confunde com larvas aquovirentes. Luna, além de Harry, também ouve vozes vindas do véu na Sala da Morte e diz que há pessoas lá dentro . Luna e os outros, ao perceberem a armadilha em que haviam caído, tentam fugir dos Comensais da Morte. Rony, Gina e Luna se perdem de Harry, Hermione e Neville . Quando todos se reencontram, Luna diz que ficaram flutuando no escuro durante um bom tempo. Quando um dos Comensais agarrou o pé de Gina, Luna usou o Feitiço Redutor e explodiu Plutão na cara do Comensal, mas então, ouviu algo se rachando - provavelmente Gina quebrando o tornozelo. Luna fica encarregada de carregar Gina para tentarem sair do Departamento de Mistérios . Ao tentar selar as portas para que os Comensais não os achem, Luna é derrubada por cinco deles e voa pelos ares, batendo em uma escrivaninha, escorregando por sua superfície e caindo estatelada no chão, gemendo.
Luna  se recupera da batalha do Departamento de Mistérios, e aparece para visitar seus amigos na Ala Hospitalar lendo a última edição do Pasquim de cabeça para baixo. Luna conta que após o Ministério da Magia descobrir que a história de Harry sobre o retorno de Voldemort era verdadeira, comprou a entrevista que Harry concedeu ao Pasquim e que o dinheiro que seu pai ganhou com a venda lhe renderiam uma viagem à Suécia para tentarem capturar um Bufador de Chifre Enrugado .
No final do ano letivo, Harry encontra Luna em um dos corredores pregando cartazes. A garota conta que perdeu a maioria de seus pertences, já que as pessoas os apanhavam e os escondiam, mas como era a última noite, ela precisava recuperá-los. De acordo com Luna , o motivo pelo qual faziam isso era por ela ser meio excêntrica . Harry e Luna conversam sobre o fato de Sirius ter sido morto, e a garota revela a Harry que sua mãe morreu quando ela tinha apenas nove anos de idade. Luna diz acreditar que vai encontrar sua mãe depois de morrer; ela acha que os mortos ficam além do véu que conhecem no Departamento de Mistérios .

Quinto Ano

Em primeiro de setembro de 1996, Luna encontra Harry no Expresso de Hogwarts. Ela apertava uma revista contra o peito e dentro dela, em letras garrafais, anunciavamn que dentro da revista havia um par de Espectrocs. Luna diz que está ótima e que a circulação d'O Pasquim aumentou muito e se senta com Harry e Neville. Luna pergunta se as reuniões da Armada de Dumbledore continuariam, e Harry diz que não faz mais sentido agora que Umbridge fora embora. Ela complementa dizendo que adorava as aulas, que havia aprendido muito e que nas reuniões era como se ela tivesse amigos, o que deixa Harry constrangido. Luna pergunta se Harry foi atacado por um zonzóbulo quando o mesmo está pensativo sobre a profecia e agita as mãos para o alto tentando espantá-los .
Luna  estava presente no jogo Grifinória x Sonserina com seu famoso chapéu-leão e Harry pode ouvi-lo rugir quando entrou em campo . Harry encontra Luna saindo do Banheiro da Murta que Geme com Hermione. Luna avisa Harry que uma de suas sobrancelhas está amarelona e comenta que Hermione está chateada com Rony Weasley. Luna diz que o acha engraçado, porém diz que reparou no ano passado que ele sabe ser grosseiro. Harry convida Luna para ir a Festa de Slughorn e ela aceita ser seu par, como amiga. Luna diz que nunca a convidaram para uma festa e pergunta se deve tingir sua sobrancelha também para ficar a rigor como Harry e o garoto responde que não. Rony não acredita que Harry levará Luna a festa e Gina diz ter ficado contente por Harry ter convidado sua amiga .
Luna  encontra Harry no saguão de entrada às oito horas. Estava usando vestes prateadas com estrelas que atraíam risinhos de várias pessoas. Luna comenta com Harry que seu pai escreveu um artigo sobre Rufo Scrimgeour quando o mesmo assumiu o cargo de Ministro da Magia e que ele é um vampiro. De acordo com Luna , o Ministério da Magia proibiu o artigo de ser publicado porque não queriam que a verdade fosse revelada. Luna encontra Sibila Trelawney na festa e comenta que este ano estava fazendo aulas com Firenze. Luna diz que Harry não devia ser auror pois todos faziam parte da Conspiração Dentepodre, o que fez Harry cair na gargalhada e deixou a professora Sibila Trewlaney meio interessada .
Luna  assume o cargo de locutora dos jogos de quadribol de Hogwarts, o que fez a platéria rir algumas vezes com suas gafes, como não lembrar o nome de algums jogadores, por exemplo . Luna entrega um bilhete de Dumbledore a Harry com o horário da próxima aula e recebe elogios de Rony por sua narração do jogo. Luna usava raiz-de-cuia e oferece a Rony dizendo que são ótimas para se proteger dos dilátex vorazes .
Luna  e a Armada de Dumbledore comparecem na batalha da Torre de Astronomia e tentam combater os Comensais da Morte . Luna estava na enfermaria ao lado da cama de Harry após a batalha e enquanto Harry contava que Severo Snape havia matado Alvo Dumbledore, a boca de Luna tremeu . Luna comparece ao enterro de Alvo Dumbledore e ajuda Neville a se sentar .

Sexto Ano

Luna  reconhece Harry, que estava disfarçado de Barny no casamento de Gui e Fleur. De acordo com ela, a expressão de Harry o denunciou . Luna é mordida no dedo por um gnomo e seu pai fica feliz dizendo que a mordida de um gnomo é extremamente benéfica, e que se ela sentisse um novo talento despontar, talvez uma enorme vontade de cantar ópera ou de declamar em serêiaco, que ela não deveria reprimir a dádiva da magia Gernumbli . Luna conta que está usando amarelo berrante porque seu pai acredita que vestes nas cores solares atrai sorte no casamento e se afasta para acompanhar o pai na cerimônia . Harry, Rony e Hermione sentam-se com Luna após o casamento. Luna diz estar gostando da música e começa a se balançar no ritmo de uma valsa, e segundos depois deslizou para a pista onde ficou dançando sem sair do lugar, sozinha, agitando os braços de olhos fechados Harry diz a Vítor Krum (que estranhou a dança da menina) que Luna provavelmente estava espantando um zonzóbulo. Logo após Gina se junta a Luna .
Em certo momento de sua viagem em busca das Horcruxes, Harry fica pensando em Gina, Neville e Luna sentados juntos, talvez imaginando, onde ele, Rony e Hermione estariam, ou debatendo a melhor maneira de minar o novo regime de Severo Snape . Fineus Nigellus diz que Luna é esquisita e Hermione a defende. Fineus conta que Luna e seus amigos foram castigados tentando roubar a Espada de Gryffindor e que cumpriram detenção com Rúbeo Hagrid na Floresta Proibida a mando de Severo Snape . Com as poucas informações de Fineus, Harry deduz que Gina, e provavelmente Neville e Luna , juntamente com ela, estavam dando seu melhor em dar continuidade à Armada de Dumbledore .

Captura e Fuga

No feriado de Natal, quando voltava para casa, Luna foi capturada pelos Comensais da Morte, pois a revista de seu pai continha matérias que apoiavam Harry. De acordo com Neville, ela foi retirada do Expresso de Hogwarts .
Harry, Rony e Hermione vão visitar Xenofílio Lovegood e pensam que encontarão Luna em casa devido ao feriado, mas ela já não estava lá. Xenofílio conta que comprou um chifre de Bufador de Chifre Enrugado para dar de presente a Luna de Natal, mas Hermione diz que o chifre é de um erumpente. Xenofílio mente dizendo que Luna está no rio pescando dilátex de água doce .
Ao entrarem no quarto de Luna , porém, Harry percebe que ela não dormia ali há semanas, e Xenofílio conta a verdade a eles. O trio resolve ir embora, mas Xenofílio havia chamado os Comensais da Morte, na esperança de ter sua filha de volta, se entregasse Harry Potter. O trio consegue fugir, e parte da casa de Luna é destruída. Rony cogita a possibilidade de Luna estar morta ou presa em Azkaban. Harry diz que Luna é mais forte do que eles pensam, e ela provavelmente estaria ensinado os prisioneiros sobre narguilés .
Algum tempo depois, Harry, Rony e Hermione são capturados por sequestradores e enviados para a Mansão dos Malfoy. Lá, Harry e Rony encontram Luna , Dino Thomas, Sr. Olivaras e Grampo trancafiados no porão e a garota ajuda a desamarrar as cordas que os prendia. Luna ambém informa que o porão é totalmente a prova de fugas, e que todos já tentaram escapar, inclusive Olivaras, que estava ali há mais tempo. Luna e Dino não querem aparatar com Dobby — que havia sido mandado por Aberforth Dumbledore após um pedido de ajuda de Harry através do espelho de duas faces —, mas Harry os convence a ir. Dobby leva os dois e Olivaras para o Chalé das Conchas, mas acaba morrendo .
Antes do enterro de Dobby, Luna se agacha, fecha os olhos assustados do elfo e o agradece por ter salvado a todos, dizendo que sua morte é injusta pois ele era muito bom e valente, e encerra dizendo que sempre lembrará dele e deseja que ele esteja contente . Luna sentou-se na cozinha para tomar chá com todos e olhou para Harry quando este saiu do quarto onde ela e Hermione dormiam . Enquanto conversava com Grampo, Harry viu Luna arrumando limônios em um pote de geléia ao lado da lápide de Dobby. Luna e Dino entram no chalé, com os cabelos molhados pela chuva que caía do lado de fora e os braços cheios de lenha. Dino parecia desconfortável com a conversa de Luna .
Luna  foi o grande apoio emocional de Olivaras no cativeiro da Mansão dos Malfoy. Porisso, em agradecimento, assim que é libertado e se recupera dos ferimentos, Olivaras fabrica para ela uma varinha nova. Luna fica muito feliz, e põe-se a brincar com a nova varinha .
Não se sabe o que Luna fez durante o tempo em que o trio planejava a invasão ao Gringotes.

A Batalha de Hogwarts

Após encontrarem Neville e se colocarem a par de alguns acontecimentos, o trio descobre como todos estavam se comunicando: os falsos galeões. Neville conta que Luna lhe mandou uma mensagem dizendo que estava bem. Neville também conta que ele, Gina e Luna eram espécies de líderes da Armada de Dumbledore no castelo .
Luna  e Dino se reúnem aos amigos na Sala Precisa após receberem uma mensagem de Neville. Luna diz que é ótimo estar de volta a escola e questiona se a volta de Harry é para derrubar Severo Snape e os Carrow do poder. Harry pergunta esperançoso ao grupo de alunos da Corvinal sobre o item que pertenceria a fundadora da casa e Luna conta sobre o Diadema perdido de Rowena Ravenclaw. Gina pede para que seja Luna que leve Harry até o Salão comunal da Corvinal para que Harry veja uma réplica do diadema que deveria encontrar . Ao chegarem ao salão comunal, Luna estupora Aleto Carrow, a Comensal da Morte que assumira o cargo de professora de Estudo dos Trouxas, e que havia se escondido no salão, para alertar Voldemort , caso Harry Potter ali entrasse.
Quando a batalha começa, Luna, acompanhada de Ernesto Mc Millan e Simas Finnigan, salva as vidas de Harry, Hermione e Rony, conjurando seus patronos para protegê-los do ataque maçico de mais de cem dementadores. Luna também duela com Bellatriz, juntamente de Hermione e Gina.


Após Hogwarts

Segundo informações divulgadas pela Rowling num chat da Bloomsbury em 30 de julho de 2007, Luna se casou com Rolf Scamander, neto de Newt Scamander. Luna teve dois filhos: Lorcan e Lysander, os gêmeos. Luna é uma naturalista, assim como seu marido. Luna sai pelo mundo procurando animais e criaturas exóticas tentando confirmar as excentricidades que seu pai publicava em no Pasquim, mas é forçada a aceitar que Bufadores de Chifre Enrugado não existem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário